Nas férias de Camboriu/SC, nos anos 70, fazíamos uma sobremesa chamada "Preto de Alma Branca". Eram camadas de biscoito maizena e creme de chocolate meio amargo que formavam um doce que as dez crianças da casa adoravam. Fazíamos a gaveta de legumes da geladeira cheia.
Perdemos a receita, tentamos várias versões usando os mais diversos ingredientes até chegarmos a essa Sobremesa Horrorosa, assim chamada porque Tela, a filha mais velha, achava o nome original preconceituoso. Buscamos outro nome, mas a Sobremesa Horrorosa pegou, então ficou.
2 barras 90g do chocolate de sua preferência (uso alpino e opereta) picadas em lascas grossas
2 pct de 200g de biscoito maizena
150g manteiga
1 cx leite condensado (395g)
3 cxs pequenas de creme de leite (200g cada)
2 claras em neve
2 colheres de açúcar
Manteiga, biscoito maizena picado grosseiramente, o leite condensado, um bom punhado do chocolate picado.
Pode ser feito diretamente no refratário em que for servir. Bater bem a manteiga em batedeira, adicionar o leite condensado aos poucos e continuar batendo até que fique um creme leve e poroso. Colocar os biscoitos quebrados e misturar a essa massa. A ideia e deixar os biscoitos envolvidos na massa, sem massa demais. Para os 400 gramas de biscoito a massa dará apenas um brilho envolvendo tudo. Deixe parecer uma farofa grossa e fofa, sem apertar. A cobertura penetrará nos espaços vazios.
Para o recheio e parte da cobertura:
Gosto de fazer a cobertura em duas etapas porque uso dois tipos diferentes de chocolate. Mas pode ser feita em uma leva só. Colocar o chocolate picado por um minuto no microondas ou no banho maria para amolecer, acrescentar as duas caixinhas de leite e mexer sem se preocupar em deixar muito homogêneo. Jogar sobre os biscoitos, deixar que desçam preenchendo os espaços vazios.
Para a cobertura final:
Bater as claras em neve, colocar duas colheres de açúcar e bater até ficar bem firme. Colocar o creme de leite e misturar sem bater. Jogar em cima da sobremesa e fazer o desenho que quiser misturando o creme de chocolate e o de claras. Pode colocar chocolate picado em cima, se quiser.
Deixar na geladeira por duas horas. Se preparar na véspera, fica melhor ainda.
Ela ficou com esse nome, por causa do Toni, neto da mamãe... a sobremesa ficou muito feia... mas na hora de comer, era deliciosa... pura caloria... daquelas sobremesas que a gente quer esquecer o quanto comeu, logo que sai da mesa...
ResponderExcluirE com esse nome, é a mais visitada do blog.
ResponderExcluir